top of page

Sustentar-se de modo efetivo

  • Foto do escritor: Joane Szortika Quadros
    Joane Szortika Quadros
  • 14 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

Em um tempo em que é crescente a preocupação com os impactos ambientais, locais e globais, nossas estratégias de gestão ambiental para aumento da qualidade ambiental devem e necessitam alcançar o desenvolvimento de forma mais ambientalmente correta possível, visando é claro, um desempenho das escolhas que sejam equilibrados pela sustentabilidade ambiental, econômica e social (MUGA; MIHELCIC, 2008).


Um indicador ambiental pode ser definido como um número que indica o estado e desenvolvimento do ambiente e/ou condições que afetam o meio ambiente, o qual dificilmente será apresentado como um dado único, mas deve ser colocado em algum contexto, para que assim, seja possível inferir sobre o real significado do indicador (ALFSEN; SÆBØ, 1993).


A utilização dos indicadores para diagnóstico e acompanhamento da realidade de um determinado local, em seus vários aspectos, tem sido uma tendência crescente nos últimos anos. No contexto da sustentabilidade, os indicadores surgem como instrumentos para análise e acompanhamento dos processos de desenvolvimento, servindo não só como subsídio para a formulação de políticas públicas, mas também como monitoramento da execução e dos efeitos dessas políticas (CUNHA, 2003).


A principal motivação por detrás das iniciativas de indicadores está em sua grande capacidade de representarem uma forma abrangente, confiável e fácil de compreender as tendências ecológicas, sociais e econômicas de uma forma concisa (EUROSTAT, 2009; ROSENSTRÖM; PALOSAARI, 2000). Para tanto, as informações ambientais devem ser sistematizadas a partir de uma cadeia causal das interações entre a sociedade e o ambiente. Essa sistematização deve ser orientada pelas seguintes questões: “O que está acontecendo com o estado do meio ambiente ou dos recursos naturais? Por que isso está acontecendo? O que estamos fazendo sobre isso? ” (HAMMOND et al., 1995, p. 11). Desse modo, definir indicadores ambientais requer um satisfatório conhecimento e domínio dessas interações.

1.     Efeitos das atividades econômicas no meio ambiente: uso de recursos, descargas de poluentes, resíduos, atividades de gerenciamento e proteção ambiental de agentes econômicos e implicações das políticas econômicas e forças de mercado no meio ambiente.

2.    Serviços ambientais para a economia:  recursos naturais, implicações das políticas ambientais na eficiência econômica.

3.    Fornecimento  de  serviços  ambientais  à  sociedade:  acesso  a  recursos,  contribuições  à saúde, condições de vida e trabalho, aspectos distributivos. 

4.    Efeitos das variáveis sociais nos recursos naturais:  mudanças demográficas e padrões de consumo,  consciência e educação ambiental,  informação e participação ambiental, arranjos institucionais e sistemas legais.

5.    Efeitos das variáveis sociais na economia:  quantidade e qualidade da força de trabalho, população e estrutura familiar, educação e treinamento, informação e participação, padrões e níveis de consumo, arranjos institucionais e sistemas legais.

6.    Efeitos da atividade econômica na sociedade:  níveis de rendimento e distribuição, emprego, implicações das políticas econômicas e forças de mercado na sociedade.

O compromisso com a melhoria da sustentabilidade ambiental deve levar em consideração o conhecimento e o desenvolvimento de novos processos de apreensão da realidade, que permitam a percepção integrada dos diferentes fatores sociais, econômicos e ecológicos que determinam a qualidade ambiental. Essa perspectiva requer a definição de indicadores que relacionem as condições de sustentabilidade ambiental com os diferentes setores da produção social. Esse processo faz parte da agenda 21...


Vocês já ouviram falar na Agenda 21? A cidade de vocês apresenta algum plano de ação direcionado para tal desenvolvimento sustentável local?

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

1 commento


Cláudia
15 mag 2019

A educação ambiental deve começar cedo, desde criança precisamos mostrar que o próprio ser é o próprio ambiente. O ambiente está para o ser humano assim como o ser humano está para o ambiente 🕊️

Mi piace
Post: Blog2_Post

©2019 by Ambiente-se. Proudly created with Wix.com

bottom of page